sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008

JESUS,O PROFETA DAS NAÇÕES(Lição nº6)
JESUS O PROFETA DAS NAÇÕES:(lição escola bíblica dominical)
ALGUNS VERBETES DA PALAVRA PROFETA:
*NABI OU NAVI: sig. profeta,alguém que proclama ou comunica ,alguém que fala de forma autorizada.
*HOZEH: sig visiónario, essa palavra é oriunda semanticamente do verbo "HAZAH" que sig. o preferido.
Esse titulo é o participio do verbo(hazah),que sig. VER ou TER VISÃO.RO'EH:é o termo mais comum,deriva do verbo "VER",um dos seus usos esta em amós 7:12,onde amazias chama amós de RO'EH:"vai-te,ó vidente(ro'eh),foge para a terra de judá..."Amazias resistiu a Amós,mas sabia que ele via as palavras de DEUS.Nem sempre o termo esta associado com "vidência",algumas vezes é uma interpretação dos eventos ou a compreenção de algo mais profundo numa visão.
*ISH HA-ELOHIM:sig. HOMEM DE DEUS,que é sem dúvida muito frequentemente no antigo testamento,nas tradições bíblicas preservadas,o ish ha-elohim é sinonimo de nabi(profeta),sendo agora muito difícil de separar as duas figuras
*BENEI HA-NEBIÍM: sig. filhos de profetas,este titulo é atestado nas historias de Elias e Elizeu e parece ter sido utilizado por um certo período apenas no norte de Israel(869-847 a.c.),de quaquer forma,os filhos dos profetas fazem parte de um grupo profético hierarquizado e governado por um líder que recebe um titulo de AB que sig, PAI,com a morte do líder,o titulo é transferido para outro profeta.A tradução dos LXX ,tradução do antigo testamento(hebraico) para a lingua grega
ATIVIDADES DOS PROFETAS.
A TRIPLA FUNÇÃO DO PROFETA:
*OS PROFETAS ERAM PREGADORES: Eles expunham e interpretavam a lei de moisés para toda a nação.era seu dever,admoestar,reprovar,denunciar o pecado,ameaçar com os terrores do juízo divino,chamar ao arrependimento e trazer consolo e perdão.
*OS PROFETAS PREDIZIAM:Eles anunciavam,ou seja,profetizavam,a libertação e os eventos relacionados ao messias e o seu reino.
* OS PROFETAS ERAM ATALAIAS: Eles vigiavam,guardavam,eram atalaias do povo EZ 3:17.Previniam o povo contra a apostasia religiosa,alianças militares e politicas com povos estrangeiros e etc.
JESUS PROFETIZADO COMO PROFETA,DT 18:18
JESUS RECONHECIDO COMO PROFETA,MT 21:10 - JO 7:37
JESUS ENTITULA-SE,A SI MESMO,COMO PROFETA,LC 4:21
JESUS O PROFETA DE TODAS AS NAÇÕES,JO 4:25
Postado por PROFº RODRIGO CHIAPPETTA às 16:20 0 comentários
Assinar: Postagens (Atom)
Arquivo do blog
2008 (1)
Fevereiro (1)
JESUS,O PROFETA DAS NAÇÕES(Lição nº6) JESUS O PROF...

Quem sou eu

PROFº RODRIGO CHIAPPETTA Visualizar meu perfil completo

Nenhum comentário: