quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO NA IGREJA

1º EM TODO OS EVANGÉLHOS,JESUS MAIS ENSINOU DO QUE PREGOU,ISSO É FATO;

2º A AUSÊNCIA DE ENSINO BÍBLICO ARMA PALCO PARAHERESIA,APOSTASIA,FRIEZA,ACOMODAÇÃO,NEGLIGÊNCIA,APATIA ESPIRITUAL;

3º AQUELES QUE SOMENTE EVANGELIZAM(PREGAM),NEGLIGÊNCIANDO O ENSINO BÍBLICO,TERÃO DE CONTENTAR-SE COM UMA IGREJA INFANTIL-CARNAL-COM DISPUTAS E CISÕES NA IGREJA LOCAL,UM POVO FAMINTO ESPIRITUALMENTE SERÁ UM POVO INFELIZ;

4º ACIMA DE TUDO O MAIS,CRISTO É O MESTRE SUPREMO,SE SEGUIRMOS O EXEMPLO QUE NOS DEIXOU,SEM DÚVIDA HAVEREMOS DE ENSINAR.

5º O ENSINO TEM UM EFEITO EDIFICADOR, PORTANTO É IMPORTANTE, SE A IGREJA TIVER NDE SER EDIFICADA. O ENSINO É VITAL PARA ESSE PROPÓSITO.

6º O POVO DE DEUS É DESTRUÍDO POR FALTA DE CONHECIMENTO.



O MINISTÉRIO DE ENSINO DE JESUS ( cpad)

ALGUNS VERBETES NO HEBRAICO E GREGO PARA PALAVRA ENSINO:NO

HEBRAICO:LAMAD:(ensinar,aprender,levar a aprender),esse verbo é encontrado em em torno de 85 vezes no texto do A.T. em sua forma simples e ativa.Este verbo tem o significado de "APRENDER",mais também é achado numa forma que dá o sentido causativo de ensinar.__este verbo é usado 1º vez em DT 4:1;__é usado para se referir à aprendizagem das leis de DEUS DT 5:1;__cerca da metade das ocorrências,aparece nos livros de deuteronômio e salmos,ACENTUANDO A ÊNFASE PEDAGÓGICA QUE HÁ NESSES LIVROS.

NO GREGO:1-DIDASKO:(dar instrução)2-PAIDEUÕ:(instruir e treinar)LOGO ENSINAR É MUITO MAIS QUE PASSAR CONHECIMENTO,É MUITO MAIS DO QUE NARRAR FATOS.ENSINAR É DESPERTAR A MENTE DO ALUNO PARA CAPTAR,RETER E PRATICAR A VERDADE.




COMO DEVE SER NOSSO ENSINO


1-DEVEMOS SER O EXEMPLO:

- O PRÓPRIO PAULO ERA EXEMPLO DIGNO DE COMO SE DEVE ENSINAR AOS OUTROS “ ELE SE CONDUZIA BEM , DESDE O 1º DIA EM QUE CHEGARAM NA ÁSIA, EM TODOS OS INSTANTES... NINGUÉM PODIA ENCONTRAR FALTA NELE... “ MUITOS MESTRES CRISTÃOS DESQUALIFICAM SUA PRÓPRIA MENSAGEM POR SUA FALTA DE EXEMPLO, TESTEMUNHO, ESTÃO DENTRO DA PALAVRA: FAÇA O QUE EU FALO, MAIS FAÇA O QUE EU FALO..


2 - NOSSO ENSINO DEVE SER CLARO

- ISSO SIGNIFICA QUE NOSSO ENSINO NÃO PODE SER OBSCURO, E NEM DEIXAR NINGÚEM CONFUSO
- ISSO NÃO QUER DIZER QUE O MESTRE NÃO PRECISE ESTUDAR, QUALIFICAR-SE E APROFUNDAR-SE NA MATÉRIA A SER ENSINADA.

- SE ESTAMOS CHEIOS DO ESPÍRITO E DE PODER, NOSSAS PALAVRAS ALCANÇARÃO OS CORAÇÕES DO POVO.

3- NOSSO ENSINO DEVE SER PODEROSO

- MUITA LETRA E POUCA UNÇÃO, NOS TORNARÃO FORMALISTAS, MUITA UNÇÃO E POUCA UNÇÃO NOS TORNARÃO FANÁTICOS, EVITEMOS ESSES EXTREMOS PARA QUE POSSAMOS CRESCER NA GRAÇA E ASSIM NOSSAS PALAVRAS SERÃO REVESTIDAS DE PODER E DE FATOS VIDAS SERÃO TRANSFORMADAS PARA GLÓRIA DE DEUS.

4- O ENSINO É UM DOM MINISTERIAL

- NÃO SEI COMO A IGREJA CONSEGUE DESVINCULAR O MESTRE DO MINISTÉRIO, SENDO QUE O PRÓPRIO JESUS O CONSAGROU COMO TAL, E COMO TAL É UM MINISTRO, COMO PASTOR , EVANGELISTA ETC...

5- O ENSINO NÃO É PROFISSÃO E CHAMADA

- PAULO TOMAVA A SÉRIO AS SUAS RESPONSABILIDADES ESPIRITUAIS, PORTANTO SABIA QUE ESTAVA CUIDANDO DE ALMAS ETERNAS. JAMAIS AGIU COMO UM MINISTRO PROFISSIONAL DO EVANGÉLIO, NÃO AGINDO COMO QUEM CUMPRIA O SEU DEVER (PREGAÇÕES E ENSINO), A FIM DE RECEBER O SEU SALÁRIO MENSAL. TEM MUITOS QUE PREGAM E ENSINAM POR AVAREZA, POR DINHEIRO E NÃO POR AMOR E CHAMADA.

2 comentários:

Dri disse...

Oi Rodrigo, também gostei muito do seu Blog. Parabéns!
Que Deus continue te dando graça e sabedoria.

Paz!

Unknown disse...

AULA MUITO BOA ABENÇUADO DEVEMOS MESMO CUIDA DE NOSSOS CORPOS FICA NA PAZ