sexta-feira, 15 de agosto de 2008

CRISTO, A PERFEITA PAZ

INTRODUÇÃO : Em nossa época, cheia de inquietações, todo mundo anseia por PAZ. Pessoas, amigos, famílias, grupos, cidades, nações e o mundo buscam ardentemente a PAZ.Vendem-se milhões de exemplares do livro PAZ COM DEUS, de Billy Graham, em muitos idiomas, bem como muitos outros livros sobre o assunto, como indicação desta ansiedade, o desejo de PAZ. Em algumas línguas, tais como o Árabe e o Hebraico, bem como a saudação cristã e da maioria das igrejas é “PAZ”, com algum complemento. Sem dúvida, somente quando Jesus Cristo possui nossos corações, podemos ter verdadeira paz. Nesta mensagem ocupamo-nos somente de aspectos deste tema.

I - DEFINIÇÃO DE PAZ : A palavra hebraica para “paz” é shalom. Denota muito mais do que a ausência de guerra e conflito. O significado básico de shalom é harmonia, plenitude, firmeza, bem estar e êxito em todas as áreas da vida. shalom” e tem vários sentidos, dentre eles, o de uma saudação (I Sm. 25.6), bem-estar e o de prosperidade (Jr. 6.14; 8.11; Sl. 72.3). No nível espiritual, a paz está relacionada à presença de Deus (Sl. 85.8; Is. 26.3). Por isso, Deus prometeu fazer uma aliança de paz com o povo de Israel (Nm. 25.12; Is. 54.10; Ez. 34.25; 37.26). Toda paz vem de Deus, pois, na verdade, Ele é o fundamento da paz (I s. 2.33; Mq. 5.5). Essa paz resulta da restauração da justiça (Is. 32.17; 48.18; 53.5; 60.17). Numa perspectiva escatológica, o profeta antecipa a vinda daquele que é, de fato, o Príncipe da paz (Is. 9.6).
(1) Pode referir-se à tranqüilidade nos relacionamentos internacionais, tal como a paz entre as nações em guerra = ( 1 Sm 7.14; = 1 Rs 4.24; = 1 Cr 19.19).
(2) Pode referir-se, também, a uma sensação de tranqüilidade dentro de uma nação durante tempos de prosperidade e sem guerra civil = (2 Sm 3.21-23; = 1 Cr 22.9; = SI 122.6,7).
(3) Pode ser experimentada com integridade e harmonia nos relacionamentos humanos, tanto dentro do lar = (Pv 17.1; = 1 Co 7.15) quanto fora = (Rm 12.18; = Hb 12.14; = 1 Pe 3.11).(4) Pode referir-se ao nosso senso pessoal de integridade e bem-estar, livre de ansiedade e em paz com a própria alma. (Sl 4.8; = 119: 165; Jó 3.26) e com Deus = (Nm 6.26; Rm 5.1).(5) Finalmente, embora a palavra shalom não seja empregada em Gn 1-2, ela descreve o mundo originalmente criado, que existia em perfeita harmonia e integridade. Quando Deus criou os céus e a terra, criou um mundo em paz. O bem-estar total da criação reflete-se na breve declaração: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” (Gn 1.31).
No Novo Testamento, a palavra grega para “paz” é “eirene”, usada também como saudação (Mt. 10.13). Antes de sua partida, Jesus prometeu dar paz aos seus discípulos (Jo. 14.27; 16.33; 20.19,21,26). Cristo, nesse sentido, é o mediador da paz divina, por meio de quem se instaurou a reconciliação com Deus (Ef. 2.14-18). Por causa disso, não devemos viver em paz apenas com os fiéis, mas, se possível, com todos (II Tm. 2.22; Hb. 12.14). Jesus ressaltou que seriam bem aventurados os pacificadores, isto é, aqueles que promovem a paz (Mt. 5.9).

II - DEFINIÇÕES COMUNS DE PAZ – Dicionários Seculares.
1. PAZ – Tranqüilidade pública; concórdia; sossego; cessação de hostilidades; silêncio; descanso; - de alma: pessoa tranqüila, inofensiva e indolente.
2. PACIENCIOSO – Cheio de paciência, calmo, tranqüilo.
3. PACIENTAR – Ter paciência, ser calmo, tranqüilo, mostrar-se paciente, ser paciente.
4. PACIENTE – Resignado; sofredor; manso; pessoa que padece ou vai padecer; aquele que recebe uma ação de um agente.
5. PACIFICAÇÃO – Ato ou efeito de pacificar.
6. PACIFICADOR – Aquele que pacifica.
7. PACIFICAR – Restituir a paz a; apaziguar; serenar; tranqüilizar; voltar a paz; tranqüilizar-se.
8. PACIFICATIVO – É a pessoa pacificadora.
9. PACIFICIDADE – Qualidade de pacífico.
10. PACÍFICO – Amigo da paz; Sossegado; Manso; Tranqüilo; indivíduo pacífico.
11. PACIFICISMO – Sistema dos que pugnam pela paz universal e pelo desarmamento das nações.
12. PACIFISTA – Partidário do pacifismo.

III- A INTERRUPÇÃO DA PAZ :
Quando Adão e Eva deram atenção à voz da serpente, e comeram da árvore proibida (Gn 3.1-7), sua desobediência introduziu o pecado e se interrompeu a harmonia original do universo.
(1) Naquele momento, Adão e Eva experimentaram, pela primeira vez, culpa e vergonha diante de Deus (Gn 3.8), e uma perda da paz interior.
(2) O pecado de Adão e Eva no jardim do Éden destruiu seu relacionamento harmonioso com Deus. Antes de comerem daquele fruto, tinham íntima comunhão com Deus ( 3.8), mas depois esconderam-se “da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim” (Gn 3.8). Ao invés de sentirem anelo pela conversa com Deus, agora tiveram medo da sua voz = (Gn 3.10).
(3) Além disso, interrompeu-se o relacionamento harmonioso entre Adão e Eva como marido e mulher. Quando Deus começou a falar-lhes a respeito do pecado que haviam cometido, Adão lançou a culpa em Eva (Gn 3.12), e Deus declarou que a rivalidade entre o homem e a mulher continuaria = (Gn 3.16).Assim começou o conflito social que agora é parte integrante das difíceis relações humanas, desde as discussões e a violência no lar ( 1 Sm 1.1-8; = Pv 15.18; = 17.1), até os conflitos e guerras internacionais.
(4) Finalmente, o pecado interrompeu a harmonia e a unidade entre a raça humana e a natureza. Antes de Adão pecar, trabalhava alegremente no jardim do Éden (Gn 2.15), e andava livremente entre os animais, dando nome a cada um = (Gn 2.19,20).Parte da maldição divina após a queda envolvia a inimizade entre a serpente e Adão e Eva (Gn 3.15), bem como uma nova realidade: o trabalho produziria suor e labuta (Gn 3.17-19) Antes havia harmonia entre a raça humana e o meio-ambiente, agora luta e conflito de modo que “toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” = (ver Rm 8.22).

IV- ETAPAS PARA OBTER A PAZ COM DEUS :
1. O PLANO DE DEUS – PAZ E VIDA.
Deus nos ama e quer que experimentemos Sua Paz e Sua Vida. A Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” = (Jo 3.16).
2. O PROBLEMA DO HOMEM – É A SEPARAÇÃO.
O Estar em paz com Deus não é algo automático, visto que, por ‘ natureza, o homem está separado de Deus. A Bíblia diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” = (Rm 3.23).
3. O REMÉDIO DE DEUS – A CRUZ.
O amor de Deus serve como ponte sobre o abismo que separa o homem de Deus. Quando Jesus Cristo morreu na Cruz e ressuscitou dentre os mortos, pagou a pena pelos nossos pecados. A Bíblia diz: “Quem levou ele mesmo nossos pecados sobre o madeiro” (I Pe 2.24).
4. A RESPOSTA DO HOMEM – ACEITAÇÃO DE CRISTO.
Assim cruza a ponte que lhe faz ingressar à família de Deus, quando aceita a Jesus Cristo, por convicção pessoal. A Bíblia diz: “Mas a todos quantos o receberam, aos que crêem em seu nome, lhes deu o poder de serem feitos filhos de Deus” = (Jo 1.12).
5. PARA RECEBER A CRISTO O HOMEM TEM QUE FAZER QUATRO COISAS:
5.1- ADMITIR sua necessidade espiritual – “SOU PECADOR”.
5.2- ARREPENDER-SE e ter o propósito de abandonar o pecado.
5.3- CRER que Jesus Cristo morreu na cruz por você (pessoal).
5.4-RECEBER a Jesus Cristo em seu coração e sua vida, por meio da confissão, oração e discipulado.
A Bíblia diz (falando Jesus mesmo): “Eis que Eu estou a porta e bato (chamo); se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta entrarei em sua casa, cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3.20). “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo” = (Rm 10.13).

V - A RESTAURAÇÃO DA PAZ :
Embora o resultado da queda fosse a destruição da paz e do bem-estar para a raça humana, e até mesmo para a totalidade do mundo criado, Deus planejou a restauração do shalom; logo, a história da reconquista da paz é a história da redenção em Cristo.
( 1 ) Tendo em vista que Satanás deu início à destruição da paz no mundo, o restabelecimento da paz deve envolver a destruição de Satanás e do seu poder. Por isso, muitas das promessas do AT a respeito da vinda do Messias eram promessas da vitória e paz vindouras.
- Davi profetizou que o Filho de Deus governaria as nações = (Sl 2.8,9; Ap 2.26,27; = 19.15).
- Isaías vaticinou que o Messias reinaria como o Príncipe da Paz = (Is 9.6,7).
- Ezequiel predisse que o novo concerto que Deus se propôs estabelecer através do Messias seria um concerto de paz (Ez 34.25; = 37.26).
- E Miquéias, ao profetizar o nascimento em Belém do rei vindouro, declarou: “E este será a nossa paz” = (Mq 5.5).
(2) Por ocasião do nascimento de Jesus, os anjos proclamaram que a paz de Deus acabara de chegar à terra = (Lc 2.14). O próprio Jesus veio para destruir as obras do diabo = ( 1 Jo 3.8) e para romper todas as barreiras de conflito que tomasse parte da vida a fim de fazer a paz (Ef 2.12-17). Jesus deu aos discípulos a sua paz corno herança perpétua antes de ir à cruz = (Jo 14.27; = 16.33).
Mediante a sua morte e ressurreição, Jesus desarmou os principados e potestades hostis, e assim possibilitou a paz = (Cl 1.20; = 2.14,15; = Is 53.4,5). Por isso, quando se crê em Jesus Cristo, se é justificado mediante a fé e se tem paz com Deus (Rm 5.1). A mensagem que os cristãos proclamam são as boas-novas da paz = (At 10.36; = Is 52.7).
(3) Apenas saber que Cristo veio como o Príncipe da Paz não garante que a paz se tornará automaticamente parte da vida; para experimentar a paz há que se estar unido com Cristo numa fé ativa. O primeiro passo é crer no Senhor Jesus Cristo.
Quando assim faz, a pessoa é justificada pela fé (Rm 3.21-28; = 4.1-13; = Gl 2.16) e assim tem paz com Deus = (Rm 5.1). Juntamente com a fé, deve-se andar em obediência aos mandamentos divinos a fim de viver-se em paz = (Lv 26.3,6). Os profetas do AT declaram freqüentemente que não há paz para os ímpios (Is 57.21; = 59.8; = Jr 6.14; = 8.11; = Ez 13.10,16).

VI. O QUE É PAZ COM DEUS :
1. É uma satisfação divina que se processa no fôro íntimo da consciência e que produz a reabilitação da criatura com o Criador.
E a nossa relação de amizade para com Deus (“Eirenen prós ton teon) frase que representa um aceano de significação numa gota de linguagem, Esta palavra exprime o estado de reconciliação (oposto ao estado de condenação, de que nos fala Paulo aos Rm 8:1
Em conseqüência do afastamento da ira de Deus e da satisfação de Sua justiça Pelo sacrificïo de Cristo, que é a nossa paz… Ef 2:14-16 - Assim, “paz”, segundo o seu significado original quer dizer “:união” união das partes em atrito.
2. Paulo dcfiniu o que é paz com Deus, perante o tribunal do governador Felix (At 24:16)
Quando disse: “Procuro sempre ter uma consciência sem ofensa tanto para com Deus como para com os homens”. E que de fato o apóstolo tinha paz com Deus. Vemos em II Co 7:4: “Estou cheio de consolação: superabundou de gozo em todas as nossas tribulações”. Sim, Paulo estava com aquela “paz com Deus”, que excede a todo entendimento…” (Fp 4:7). E a experiência confortadora que provém do perdão e da reconciliação. Paulo exprimiu esta revelação nas palavras: “Já não sou eu quem vive, é Cristo quem vive em mim”.
3. 0 próprio Jesus, quandq dava as últimas instruções aos discípulos, caracterizou a excelência de sua Paz, quando disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” Jo 16:33.4. Sobretudo, paz com Deus requer um combate sem tréguas ao pecado, em suas múltiplas formas. Sim, porque o pecado é a fonte de toda a discórdia e guerra entre o homem e Deus, e entre os homens. Se queres, pois, ter a paz com Deus, prepara-te para guerra contra o pecado! Estando em paz com Deus, nós teremos paz conosco mesmo e com os nossos semelhantes Paulo chama o nosso Deus o “Deus de paz” = II Co 13:11; = I Ts 5:23; = II Ts 3:16; = Hb 13:205.Paz com Deus é uma necessidade, pois, éramos inimigos de Deus pelo pecado e, pela justificação, nos reabilitamos com Deus pela graça. Aqui se reflete com o sentimento de paz a mais gloriosa e exultante relação do homem com Deus. Trata-se, pois, de uma paz que ultrapasse em muito, os curtos limites da harmonia: Fala-se de união com Deus, harmonia do homem consigo mesmo e com o seu semelhante.
Em outras palavras, ter paz com Deus é obedecer as leis de Deus, que são santas, justas e boas. E estar em harmonia com a verdade de Deus revelada, isto é, que Deus é o Pai Celeste, que Jesus é o Messias Seu Filho, que morreu pela humanidade. Em síntese - paz com Deus é viver aos Seus santos pés…

VII. A PAZ COM DEUS :
1. A Paz com Deus chega a te nós mediante o perdão dos pecados, pelos méritos e o sacrifício de nosso Salvador, Jesus Cristo.
2. A paz com Deus implica em um cessar das hostilidades, maldades e pecados. Quando uma pessoa confessa sua soberba pecaminosa, aceita sua derrota e se submete a Deus, sua guerra contra o Senhor acaba. “JUSTIFICADOS, POIS, PELA FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS, POR MEIO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO” = (Rm 5.1).
“E, por meio dEle reconciliou consigo mesmo todas as coisas, assim as que estão na terra como as que estão nos céus, fazendo a PAZ mediante o sangue da sua Cruz” = (Cl 1.20). “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não tomando em conta aos homens seus pecados” = (II Co 5.19).
3. A Paz com Deus produz uma sensação de Bem estar e confiança. “E Ele Deus de esperança os encha de todo gozo e PAZ em vosso crer, para que abundeis em esperança pelo poder do Espírito Santo” = (Rm 15.13).

VIII. A PAZ DE DEUS :
1. A Paz de Deus é o legado aos crentes, cristãos e discípulos, apresentando-se quando caminhamos em obediência à sua vontade para nossas vidas.
2. Muitos cristãos têm paz com Deus, porém não têm experimentado a Paz de Deus em suas vidas. Estão desgarrados e sobrecarregados pelas ansiedades e os temores que destroem a estabilidade espiritual e o gozo do Senhor. A Paz é um dom de Deus, e legado a todos os cristãos; porém, há muitos que não a gozam.
3. A Paz de Deus se deriva de um companheirismo pleno e sincero com Ele, que é a nossa Paz.

IX. EIS UMA FÓRMULA SIMPLES DA PALAVRA DE DEUS PARA GOZARMOS A PAZ DO SENHOR : ( Salmo 37.1-5 c/c. Fp 4.6,7.)
1. No Salmo 37. 1-5.1. Não nos angustieis não estejais ansiosos, (v. 1);2. Confiai no Senhor, (v. 3);3. Deleitai-vos no Senhor, (v. 4)4. Descansar no Senhor, (v. 7).
2. Em Filipenses 4.6,7:1. Não estejais ansiosos por nada, (v. 6);2. Levai tudo em oração, (v. 6);3. Estai agradecidos por tudo, (v. 6).“E a Paz de Deus, que sobre passa todo entendimento, guardará vossos corações e vossos pensamentos em Cristo Jesus”.

X. ESTRATÉGIAS DE ORIENTAÇÃO PARA OBTER E MANTER A PAZ :
1. Confessar todos os pecados, os erros, a irritação, a ira, a amargura que podem estar impedindo sua vida de Paz com Deus;
2. Lembrar que alguns pensamentos sobre a Paz de Deus que aconteceram com antepassados;
3. Animar-se a desenvolver uma vida devocional diária, como meio para deleitar-se no Senhor, e experimentar a sua paz, devemos:
a) Ler e estudar a Palavra de Deus todos os dias, aprendendo como ter um viver diário com Cristo;
b) Orar por todas as coisas e confiar que Deus atuará como escrito em Romanos 8.28;
c) Entregar todos os dias sua vida a Deus no espírito do que diz em Provérbios 3.5,6.
4. Freqüentar com mais assiduidade a Igreja e a Célula, onde há ensino da Bíblia, terá companheirismo, adoração, estudo bíblico e serviço;

CONCLUSÃO : mundo não tem paz porque desconhece a Jesus, o Príncipe da paz. Há uma procura incessante de paz, por todos os lados, e de todas as formas. Somente podem desfrutar da paz de Cristo aqueles que estão sob a direção do Espírito Santo. Andando com Ele, nada nos tira do centro, descansamos na certeza de que o Senhor está sempre no controle total de nossas vidas. A “shalom” de Deus nos mantém seguros, independente das circunstâncias, podemos descansar nos braços dAquele que tem todo o universo em Suas mãos e que, verdadeiramente, a Perfeita Paz.

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei pois o mundo necessita destas palavras de paz e dele jesus cristo que é a verdadeira paza. Deus te abençoei.

Anônimo disse...

SIM GOSTEI, GOSTARIA DE SABER PARA QUEM DEVO DAR PAZ EM CRISTO.
EX;ALGUÉM BÊBADO ME DAR PAZ EM CRISTO, NÃO DOU, PORQUE QUE PAZ ELE TEM! CONTO COM SEU CONSELHO.
MEU EMAIL E ESTE; legsotnas@hotmail.com