quinta-feira, 21 de agosto de 2008

CUIDANDO DO CORPO COM MODERAÇÃO

A lição bíblica “cuidando do corpo com moderação”, nos proporciona a oportunidade de mais uma vez, tratar daquele que por séculos, devido a uma compreensão equivocada, buscando-se , e inclusive alegando-se fundamentação escriturística, foi objeto de desprezo, descuido e de auto-flagelo: o corpo.

- O CORPO HUMANO
O corpo humano, compõe-se de cabeça, tronco e membros.

* CABEÇA :
Na cabeça, está o cérebro (miolos) por dentro da parte óssea, muito bem protegido. Devemos ter cuidado com a cabeça para proteger o cérebro. Ele comanda todas as nossas ações como: pensar, lembrar, falar, andar, escrever, ver, etc. Com a cabeça é que a gente pensa. (Diga-me o que pensas e te direi quem te acompanha)
André Luiz em seu livro (No mundo maior) Diz: O cérebro é chamada (A CASA MENTAL) É um complicado departamento da produção mental, assemelhando-se a laboratório dos mais complexos. O cérebro humano, visto do alto, depois de retirada a calota craniana, apresenta os dois hemisférios cerebrais, que são perfeitamente simétricos. Nota-se os numerosos sulcos e circunvoluções e, centralmente, a cissura que divide o cérebro em dois hemisférios. O cérebro, possui uma membrana muito fina, chamada Meninge.
Cada metade do cérebro, preside aos movimentos e sensibilidade do lado oposto. Porque as fibras nervosas se cruzam a um determinado ponto de seu percurso.
Acontece assim que uma lesão, no lado esquerdo do cérebro, produz uma paralisia no lado direito e vice- versa.
Na cabeça ainda estão : a boca, os olhos, os ouvidos e o nariz. A BOCA é a entrada para os alimentos. É usada também para falar. (Jesus disse: "A boca fala do que está cheio o coração" Na boca estão os dentes que vão triturar os alimentos. Devemos ter cuidado com os nossos dentes, escova-los diariamente para não perde-los. Alem de ficar-mos feios sem dentes, não teremos os mesmos para mastigar os alimentos.

* OLHOS :
Os olhos são também muito importantes. Com eles podemos ver todas as coisas, Devemos ter muita higiene com os olhos. Não enxuga-los com toalhas sujas ou esfrega-los com as mãos. Dependemos dos olhos para ver a natureza, estudar nossas lições, ler um livro, fazer um trabalho qualquer, ver TV, ir ao cinema, etc.... São muito importante nossos olhos. Quando ficamos doentes dos olhos, precisamos procurar logo um médico, que se chama oculista, Jesus disse: " Os olhos, são as lâmpadas do corpo. Se os olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso."

* NARIZ :
O nariz situa-se bem no meio do rosto. É um órgão de grande importância. Pelo nariz sentimos todos os odores dos alimentos. Verduras, frutas e o perfume das flores. Também respiramos o oxigênio indispensável à nossa vida. Aqueles pelinhos que temos dentro do nariz, não permite que a poeira e a fumaça passem para os nossos pulmões. Eles servem como peneira. Este órgão deve estar sempre bem limpo, para não dar má impressão. É tão feio um nariz sujo! Também, não devemos botar o nariz, onde não somos chamados!

* OUVIDO :
Ouvimos o som agudo ou grave.- Ouvimos uma ela melodia, uma sinfonia ou som de um piano.
Como é triste ser surdo! Dizem que Beethoven estava perdendo a audição, mas ainda percebia o murmúrio dos pequenos regatos inspirando-se para a Sexta sinfonia a" Pastoral". No ouvido existe uma membrana muito delicada, chamada tímpano. Se for perfurada, a pessoa pode ficar surda. A cera acumulada, deve ser retirada com cotonetes especiais. Isso deve ser feito pela mamãe, ou alguém responsável. As orelhas devem ser bem lavadas, na hora do banho. Dor de ouvidos é horrível.

* TRONCOS E MEMBROS :
No tronco do corpo humano, estão todos os órgãos vitais também. O estômago, os intestinos, o coração, fígado, pulmões, rins, bexiga, etc.
Os membros são : os braços e as pernas
Nos braços ficam as mãos.
Nas pernas ficam os pés.
Com as mãos trabalhamos, comemos, escrevemos, desenhamos, etc... Devem ser bem cuidadas, com unhas aparadas e limpas. Não devemos comer com as mãos sujas, porque prejudicaríamos a nossa saúde.
Na cartilha do Bem, nossa querida Meimei diz que "as forças do Bem e do Mal manifestam-se por nossas mãos" Temos as mãos iluminadas que estendem o amor e a paz, o trabalho . E conhecemos também, as mãos espinhosas que fazem o ódio e o desespero, a preguiça e o sofrimento. Mãos que honram a industria e o progresso. E vemos aquelas que se entregam a miséria e ao vicio. Mãos que levantam Templos, lares, escolas, e hospitais. Surpreendemos mãos infelizes que roubam e matam, estendendo a perturbação e a morte.
Jesus disse:" Cuidemos para que nossas mãos não sejam motivo de escândalos."

* OS PÉS :
Nas pernas, em sua extremidade, ficam os pés. Poda-se dizer que os pés são a planta do corpo. Eles se locomovem pela ação da mente e da vontade. As crianças e os adultos devem estar sempre calçados. Pela sola dos pés descalços é que muitos micróbios penetram. O amarelão por exemplo. É uma doença causada por um micróbio chamado "ANCILÓSTOMOS" que entram pelos pés e passam para o sangue da gente. A pessoa fica amarela, magra e sem coragem para nada. E muitas outras doenças, vem pela sola dos pés descalços. Quem anda muito sem sapatos, fica com os pés feios e grandes. Quem não corta as unhas dos pés, mostra que não tem higiene (limpeza).

* APARELHO DIGESTIVO :
O aparelho digestivo principia na boca com a ingestão dos alimentos. O alimento é levado á boca, triturado pelos dentes e amolecido com a saliva. Depois de bem mastigado (10 vezes) é engolido e passa pelo esôfago indo cair no estômago. Ali a comida vira um bolo que é amolecido por líqüidos do estômago. Depois de alguns minutos, o bolo alimentar, vai para os intestinos. Está feita a digestão de uma maneira geral.
O mais importante entretanto, é sabermos o valor e a importância de tudo o que compõe o nosso corpo físico. Tudo tem uma função certa e adequada. O corpo que Deus nos deu, é chamado pelo Apostolo S. Paulo, de "Templo do Espírito" Deve ser muito bem tratado e admirado Devemos ter muito cuidado para preserva-lo com saúde e boa aparência. Assim é que devemos nos alimentar bem, sem gula, e com higiene. As mãos sujas ou alimentos mal cuidados podem ser fonte de grandes males para nós. Os micróbios passam por nossa boca e vão alojar-se nos intestinos e com isso trazem doenças perigosas.



- ALGUMAS DEFINIÇÕES ACERCA DO CORPO:
A maneira como percebemos o corpo define a forma de lidarmos com ele. Nosso relacionamento com o nosso próprio corpo começa com uma tomada de consciência de que possuímos um corpo,e que este interage num mundo de corpos e objetos.
1. SÓCRATES:
Foi com início da atividade reflexiva e filosófica, especificamente com Sócrates, que a “unidade do ser” foi quebrada, dividindo-o em corpo perecível e alma mortal.
2. PLATÃO:
Através de Platão, a divisão transforma-se em antagonismo. Desta forma, a alma é eterna, pura, sábia, ao passo que o corpo é mortal (corruptível), impuro e degradante. O corpo é entendido como a prisão da alma, instrumento de limitação da ascensão ao plano ideal e perfeito.
3. ARISTÓTELES:
Em Aristóteles, todo o ser vivo tem uma alma racional e, diferentemente de Platão, entende que o corpo, longe de ser obstáculo, torna-se instrumento para as funções sensitivas e vegetativas (conf. Mundo dos Filósofos).
4. APOSTOLO PAULO:
Alguns estudiosos percebem nos escritos paulinos a retomada das idéias platônicas, onde o corpo em sua corruptibilidade, é pecaminoso e empecilho para a vida plena no espírito:
“Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” (1 Co 15.42-44)
No entanto, devemos considerar por uma outra perspectiva, que Paulo dá ao corpo o seu devido valor quando o qualifica de “templo e morada do Espírito:
“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Co 6.19-20)
É exatamente, quando de forma equilibrada e bíblica entendemos o corpo, com suas limitações, mas também com o seu valor, que nossa atitude para com este corpo será devidamente livre de qualquer tipo de extrema aversão ou de extremo valor.
A Coisificação do Corpo
“O corpo não é coisa e nem é separado de nosso eu, não é uma coisa que temos, mas aquilo que somos” (Gallo)
Longe de interpretarmos como uma mera declaração filosófica, a frase acima expressa muito bem a concepção bíblica cristã de corpo. Sua importância é tal, que a ressurreição e a transformação dos corpos (1 Ts 4.13-18), será o evento escatológico que concluirá o processo redentor de forma plena.
O corpo é parte constituinte de nossa personalidade, de forma que, sem o nosso corpo seríamos reduzidos a um ser-menos, inconcreto e imperceptível. Sendo assim, na nossa auto-relação e inter-relação, o corpo é essencial.
É através do corpo que nos relacionamos, nos comunicamos, convivemos, produzimos, sentimos, percebemos, atentamos, conhecemos. Corpo é alma encarnada, que toca, rir, chora, sente, se expressa, fala, gesticula, chama a atenção.
A coisificação do corpo inclui a tentativa de transformá-lo em objeto de uso, a mercê de interesses ideológicos, econômicos, políticos, sexuais etc. Contemplamos em nossos dias, uma verdadeira mercadologização e exploração do corpo, promovida pela mídia através de propagandas, filmes, novelas, livros, jornais etc. A


O Cuidar do Corpo
Cuidar do corpo não implica em “cultuar o corpo”. O corpo, que deveria ser templo do objeto de nosso culto (1 Co 6. 19), transformou-se em objeto de culto. Motivadas por concepções narcisistas, ou manipuladas pelo mercado fitness e estético, milhares de pessoas (incluindo cristãos)
“invadem as academias, enchem os parques para correr e caminhar, compram pelo telefone produtos milagrosos anunciados na televisão para fazer com que seu corpo fique igual ao dos atletas dos comerciais, mais do que fazer com que atentemos para nosso corpo, o que seria de fato desejável, na verdade, significa uma alienação ainda maior. [...] Como escultores, queremos transformar a “pedra bruta” que é o nosso corpo, numa obra de arte; nosso martelo e nossa talhadeira são os anabolizantes, as vitaminas importadas, os aparelhos de exercícios, as dietas e os produtos para emagrecer…” (GALLO, 2005, p. 66)
Acontece que muitos estão fazendo do seu corpo o seu próprio “deus”, em vez de “morada de Deus” (João 14.23).


- COMO CUIDAR DO NOSSO CORPO

1. AMAR O SEU CORPO: Se você quer cuidar do seu corpo , precisa começar por amar a si mesmo. Primeiro tem de amar e respeitar seu corpo.Ter uma prática de caminhadas, de alimentação saudável e natural,. Este corpo é seu amigo e não se pode ser desleal com um amigo. Você precisa amar e cuidar bem dele, pois é a casa onde você mora.
2. EXERCÍCIOS:Você pode praticar alongamentos que trazem tantos benefícios. Pode andar diariamente, admirando a paisagem, a beleza da natureza, se acalmando e se exercitando ao mesmo tempo. Você pode preferir nadar, fazer hidroginástica, uma musculação leve e orientada, ou qualquer outro exercício que lhe dê prazer e que contribua para a saúde do seu corpo.
3. UMA BOA ALIMENTAÇÃO:
Alimentar-se saudavelmente é um ato de amor a si mesmo. A alimentação saudável é um envelhecimento. É o melhor remédio para muitas doenças e até para preveni-las. É necessário ter o discernimento de comer o que é benéfico e não apenas o prazeroso que gera doenças e enfraquece o corpo. Compreender que alimentos gordurosos, pesados, com muito açúcar e sem valor nutritivo são apenas vícios que trazem problemas de saúde, de obesidade, minando o bem-estar. Muitas vezes, a pessoa se empanturra de muita comida e doce apenas por carências internas. Quando você se amar mais, com certeza, vai evitar alimentos que lhe prejudiquem, bebidas alcoólicas, cigarro e outros vícios nocivos, porque você não quer fazer mal a você mesmo. Você entende que merece o melhor. Merece a saúde e a disposição física. Leia sobre uma boa nutrição. Use o discernimento para se alimentar bem. Ouça e compreenda seu corpo, pois ele tem muita sabedoria. Seja seu amigo e cuide bem de você!

OS DOIS EXTREMOS:
É possível constatar dois extremos. De um lado temos aqueles que não zelam por seu corpo. Alimentam-se indevidamente, não fazem atividades físicas com regularidade, se descuidam da higiene corporal, da aparência “saudável”, nem fazem enxames clínicos com regularidade.Na outra ponta estão os eternos inconformados com o seu corpo. Vivem a base do bisturi, das dietas mirabolantes, das bulimias crônicas, e de outros artifícios. Existem cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos, que estão deixando de ir à igreja, de fazer o culto doméstico, de orar, de ler a Bíblia, tudo por causa da academia, da caminhada, da corrida, etc.
É preciso ter sabedoria na hora de cuidar do corpo e da saúde (Tiago 1.5). Os valores não podem ser invertidos (1 Timóteo 4.8 e 1 Pedro 3.3-4).
Aparência e Essência
Será que compensa arriscar a vida para se submeter aos padrões estéticos “impostos” por alguns segmentos da nossa sociedade? A quem isso interessa? O ideal de “corpo perfeito” parte da objetividade ou subjetividade? Até quando o “parecer” prevalecerá ‘sobre o “ser”? A aparência sobre a essência?
Diante de Deus, a essência sempre prevalecerá ante a aparência
“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (1 Sm 16.7),Ver também Mt.23:25-28.

- PECADOS CONTRA O CORPO:
Pecamos através do corpo e contra o corpo. Entre os pecados que cometemos contra o corpo , podemos citar:
- “Prostituição” (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas (adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, etc). Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1).
- “Impureza” (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração; inclui vida devassa e atos impuros (Ef 5.3; Cl 3.5).
- “Bebedices” (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante. Intoxicação, embriaguez.
- “Glutonarias” (gr. Komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes. Bíblia On-line: “procissão noturna e luxuriosa de pessoas bêbadas e galhofeiras que após um jantar desfilavam pelas ruas com tochas e músicas em honra a Baco ou algum outro deus, e cantavam e tocavam diante das casas de amigos e amigas; por isso usado geralmente para festas e reuniões para beber que se prolonga até tarde e que favorece a folia”.
Como bem escolheu o pastor Wagner Gaby, um texto para guardarmos em nossa mente ao finalizarmos este comentário é o de 1 Coríntios 10.31
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”


Em Cristo : Rodrigo Chiappeta Nascimento .

2 comentários:

Mulheres contra a Violência Simbólica disse...

Adorei o texto!
Muito bom lembrar que quando falamos de "corpo", não é só no mundo espiritual, nem se refere apenas a vida sexual. Existe uma série de necessidades e áreas a serem lembradas e cuidadas...
Gostei mesmo!

Abraços!

lanes disse...

Olá Rodrigo, gostei do seu blog.
Assuntos de interesse geral. Parabéns!

www.lanesamaro.blogspot.com